Please reload

Posts Recentes

Se faz sentir, faz sentido!

August 3, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Cuidar das emoções também é uma forma de cuidar do corpo

February 6, 2018

 

Olá, querido Leitor!

 

Hoje, gostaria de conversar com você sobre um tema muito falado atualmente, a saber, nossa saúde emocional e a importância em cuidarmos dela. O texto nos convida a uma autorreflexão e a fazermos algumas perguntas: Tenho levado minha saúde emocional á sério? Sou consciente de que ao cuidar das minhas emoções também estou cuidando do meu corpo? Bom... Sem mais delongas... Vamos ao texto!

 

Geralmente, temos a mania de cuidar ou guardar alguns pertences que tenham um valor sentimental para nós. Zelamos pelo nosso corpo nutrindo-o, fazemos exercícios físicos para prevenir doenças e trabalhamos a estética de modo geral para que o exterior apareça da melhor forma possível.

 

Se tratando de nossas emoções, estamos dando o devido valor a elas? Procuramos compreender as muitas vezes que nos sentimos angustiados com aquela dor no peito, irritados sem ao menos entender o motivo para tal sentimento? Temos tido tempo e coragem para desacelerar um pouco só para termos melhores condições de percebermos o que está acontecendo dentro de nós ou ao nosso redor, ou preferimos deixar do jeito que está, amontoando tudo em um grande e velho baú interno, deixado lá, às traças. Afinal, mexer pra que? Dá tanto trabalho não é mesmo?

 

Todos nós passamos por experiências boas e desagradáveis, que muitas vezes nos deixam eufóricos, outras, tristes e amedrontados. O importante é aprender com cada situação e usá-la ao nosso favor.

 

Nosso corpo é como uma casa onde as emoções têm um papel fundamental, para uma saúde plena. Você pode então perguntar: de que maneira poderei cuidar das minhas emoções?

 

Uma das maneiras de cuidar das nossas emoções é através do autoconhecimento, pois, o mesmo nos dá a possibilidade de explorar o nosso interior. Começamos a perceber nossos comportamentos e o porquê de agirmos de determinada maneira. Passamos a compreender quem somos e a partir de aí mudar comportamentos que não são favoráveis ao nosso desenvolvimento social, emocional e até mesmo físico. Ah! O autoconhecimento também nos proporciona outras riquezas. Ele nos ajuda a descobrirmos nossos pontos fortes e como potencializa-los e usá-los em nosso favor.

 

A essa altura você deve estar se questionando: Está bem! Compreendi que preciso cuidar das minhas emoções e uma forma de fazer isso é ir à busca desse autoconhecimento, porém, onde procurar, que caminho seguir?

 

Existem vários caminhos que nos levam ao autoconhecimento. Hoje quero citar especificamente o processo de psicoterapia, um acompanhamento guiado por um psicólogo clínico, onde serão utilizadas técnicas de diálogo com a intenção de proporcionar ao indivíduo a oportunidade de refletir sobre sua vida e maneira de ser e de se colocar no mundo. Um rico processo de aprendizagem que também nos proporciona a oportunidade de mudar nossos comportamentos e de agir de forma assertiva.

 

Cuidar das emoções é procurar manter em equilíbrio nossa saúde mental e emocional. Nosso corpo é a nossa casa. Quer dar um “brilho” especial a ele? Cuide bem de suas emoções.

 

Referencias:

http://www.psicologiamsn.com/2014/12/importancia-de-cuidar-da-saude-emocional.html

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2011 por Rede Psicoterapias. Todos os direitos reservados.