ACESSE                     COLUNISTAS       NOTÍCIAS E EVENTOS       ENTREVISTAS 

SIGA-NOS:

Posts em destaque
Posts recentes
Procura por Tags
Siga-nos
O Psicólogo é um Doutor?

Vejo com muita frequência pessoas chamando erroneamente os seus psicoterapeutas, analistas ou psicólogos de “Dr. Fulano”. Vejo também na internet psicólogos se declarando como “Dr. Cicrano”. Isso me chama a atenção com frequência, pois na maioria dos casos isso é um equívoco. No Código de Ética do Psicólogo, constam as seguintes mensagens:


“(O Psicólogo) Fará referência apenas a títulos ou qualificações profissionais que possua.”

“Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente.”


O Que quero dizer com isso é que nem todos os psicólogos podem se se autoproclamar doutores. Isso é algo muito complicado e cabível de punição ao psicólogo.


A População pode confundir o papel de um psicólogo com o papel de um médico, muitas vezes, chamando um psicólogo de “médico da cabeça”. O Psicólogo não é um médico, ele não receita medicamentos, ele não tem formação para se apresentar como tal. E a cura em psicoterapia é algo muito subjetivo. São papéis diferentes. Em filmes e seriados, quando determinado personagem faz psicoterapia, muitas vezes o profissional que atende é chamado de doutor. Isso acontece porque geralmente esse doutor é um psiquiatra, e não um psicólogo.


Um Psicólogo que se apresenta como doutor, muitas vezes não tem esse título, ele se apresenta como uma mentira para os seus clientes/pacientes. Pode ser uma intenção de se colocar como uma espécie de guru, em um lugar de suposto saber. O Simples fato de uma pessoa concluir um curso de graduação em psicologia não quer dizer que ela tenha esse título.


Existe, no entanto, psicólogos que são Doutores. Para que um psicólogo possa, academicamente falando, se proclamar um Doutor, ele tem que concluir um doutorado. Realizar pesquisas, estudar anos após o seu mestrado, apresentar e defender teses, realmente dedicar a sua vida aos estudos. De acordo com o dicionário Aurélio, ser um Doutor é receber um dos títulos de mais alto grau universitário.


O Mesmo acontece com outros profissionais que trabalham na área de saúde, mas não tem esse título. O Costume de várias pessoas é de chamar as pessoas que usam um jaleco branco de “doutores”.
A Intenção que tenho nesse texto não é de causar polêmica ou de determinar o que é ser um doutor, mas de fazer uma reflexão e esclarecer esse assunto. Se apresentar como um doutor para alguém é dizer que você é uma grande autoridade em determinado assunto. E Chamar qualquer analista/psicoterapeuta/psicólogo com esse título é ser conivente com os problemas descritos nesse texto. Acredito que é importante dar as devidas proporções que algo possui.


O Seu psicólogo pode ser um doutor, mas ele também pode não ser.

 

 

Bruno Martins 

Psicólogo

©Copyright 2011 Rede Psicoterapias. Todos os direitos reservados.